sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O que vem primeiro: a arte ou a idade?

Quando escrevi sobre Tom Jobim, no post anterior, recebi um comentário do amigo Ignus, conhecido por seu blog “Falanau”, que me deixou intrigada...

Ele disse que se daria bem aqui no Prima Letra porque, apesar de só ter 26 anos, é conhecido como o Vovô da turma, por amar músicas antigas.

?????? Como assim??????

Ignus, a verdade é que na hora levei um susto e tanto. Então meu blog teria o perfil de “terceira idade”? Eu, que sempre me senti tão jovem, fui traída pelas artes, que traduziram uma idade a qual nem pertenço?

Não tenho nada contra a tal “melhor idade”, como atualmente chamam os maiores de 60, pra amenizar um pouco a mudança dos tempos, creio eu. Meu pai, com mais de 70, encontra-se em plena atividade profissional, dança semanalmente no grupo que freqüenta, dá aulas na faculdade até tarde da noite e ainda aproveita a vida diariamente entre amigos, vinhos e família, de um jeito que dá inveja a qualquer um de nós. Minha mãe passa boa parte do ano excursionando pelo mundo com um fôlego para poucos... E os dois ainda passam os fins de semana fazendo programas que agradam a ambos, para enfrentarem os dias de “feira” com mais saúde. Então, essa idade pode trazer também muito prazer aos que sabem vivê-la com gosto.

Mas, e eu? Com a pulga atrás da orelha fui fazer uma pesquisa sobre o significado do comentário do meu amigo, perguntando pra algumas pessoas o que entenderam sobre isso. Na verdade eu estava achando divertido o acontecimento, até porque se um blog não criar alguma polêmica pra gente pensar, fica meio sem graça.

A melhor resposta foi a do casal Cândido-Partana, bons entendedores da vida e de uma boa música, enquanto passávamos algumas horas juntos ontem, no Balaio de Gato... “Juliana, Tom Jobim, pra quem tem mais de 25 anos, é quase um desconhecido”

Por esta eu não esperava. Meu maestro soberano, Antônio Brasileiro, o Tom das minhas canções, já é coisa do passado?

O Ignus vai ter que voltar aqui pra me responder...e outra pergunta fica colocada: leitor, afinal, seu gosto musical revela sua idade?

Sabem o que eu penso, de verdade? Quem gosta de arte sabe a arte de se tornar cada vez mais jovem.

Ignus, venha mesmo pra nossa turma. Aqui você vai ficar muito bem acompanhado... com os tons, os chicos, os nandos, as cássias, com o melhor que qualquer idade pode nos oferecer. Basta ter criatividade!

Agora já me vou, feliz, para os velhos tempos de mim!

4 comentários:

  1. Sou partidário da idéia dos seus amigos, Tom Jobim é eterno,mas quem tem menos de 30 anos acha mesmo que é coisa de "velho". Não vamos muito longe não; daqui a um tempo ninguém comentará a geração Coca-Cola a que se referia o Legião Urbana e ninguém nunca mais saberá do sucesso de bandas como Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Dr. Silvana e Cia, Titãs, Zero, Metrô, RPM, Ira, etc... a não ser de “ouvir falar".... Infelizmente, faz parte da (in)evolução dos tempos...

    ResponderExcluir
  2. Ró, é uma pena vislumbrarmos esse futuro! Ainda bem que eu não perdi o trem da história. Nem você.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Juliana,
    Este mundo é muito louco. Estava ouvindo "musica de velho", Noel Rosa no caso; quando vim atualizar meu mundo virtual. Ao ler o blog de "Tio" Augusto e me deparei com seu comentario.
    Corri para o "Prima Letra".
    Primeiramente gostaria de agradecer por dedicar um post para minha duvida....heheh
    Sobre a sua perguntinha, o meu pai seria a pessoa ideal para responde-la. Quando eu era criança ele ouvia muito sambinha, hoje sou e quem ouço e ele começou a ouvir de Creedance a Castanha e Caju, acredita que se torna mais jovem. Acredita tanto nisso que ate voltou a fumar. Uma pena!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, Ignus...não existe música de velho, meu caro!
    Como diriam os Borges, "isso é coisa que botaram na sua cabeça"...música é música, e pronto!
    Quanto à sua presença aqui, prometo-lhe que depois de alguns meses você vai se render às novidades que os tempos modernos trazem pra todos nós e que você encontrará nas letras e sons deste blog. E nas mesas do buteco do Augusto, também... Quer apostar? (como diria o Gêra, rsrsrs.

    ResponderExcluir