terça-feira, 29 de setembro de 2009

Você já foi à Bahia?

Eu tinha 14 anos quando fui à Bahia pela primeira vez. Foi amor à primeira vista, assim que conheci de perto Salvador. Fiquei tão apaixonada pelo lugar que voltei querendo ter nascido lá. Claro que não fui a única. Se prestarmos atenção, veremos quantas músicas foram feitas em sua homenagem.

De lá pra cá voltei inúmeras vezes, e sempre tenho a mesma sensação: meu coração pertence àquelas terras que um dia Cabral avistou. Não tem jeito. Se eu demoro a estar por lá, ele reclama. E como é perigoso deixar o coração entristecido de saudade, não me resta outra saída a não ser obedecê-lo sempre. “A Bahia tem um jeito...” e esse jeito me encanta.

Como o coração da gente sempre descobre o que nos faz feliz, o meu acabou achando um filme da Disney delicioso que se tornou a diversão daqui de casa, quando meu filho começou a falar. De tanto ver o filme comigo, as primeiras músicas que aprendeu a cantar foram “Na baixa do sapateiro” e “Os quindins de Iaiá”, esta última interpretada no filme pela Aurora Miranda. Vocês podem até achar que estou exagerando, mas é a pura verdade.

Tem coisas que a gente não consegue descrever em palavras. Esse momento de cumplicidade com meu filho, por exemplo, enquanto assistíamos Pato Donald e Zé Carioca passear pela Bahia, é uma dessas. Tornou-se uma lembrança que quero sempre trazer comigo. Mas um pouco do filme posso deixar registrado aqui. Tenho certeza de que, ao assisti-lo, se você nunca foi à Bahia, irá!

Para Belíria, que me traz a Bahia sempre.

Um comentário:

  1. Ju. Que bom que voce abriu este blog. Vai valer a pena abrí-lo sempre porque, voce, ou em torno de voce, só lerei comentários de qualidade. Na época atual isto está cada vez mais difícil.
    Como afirma Cristina Drumond, nesta época de Globalização Capitalista "o ser humano está cada vez mais imbecil".
    Bjs.

    ResponderExcluir