sexta-feira, 12 de março de 2010

Sem Glauco, sem Geraldão

Tem notícias que a gente não queria ler nunca...quando envolve violência, então, neste país onde muitos acabam impunes e famílias sofrem perdas irreparáveis, só nos resta, mais uma vez, a indignação...

Foi através do Geraldão e do Geraldinho que voltei meu olhar para os traços do Glauco, já que também dois Geraldos fazem parte da minha história...depois, acompanhei os outros personagens.

A notícia de hoje me deixou perplexa...

Reproduzo aqui a homenagem de Tiago Vasconcelos Modenesi, postado no blog Universo HQ.

"Passei minha adolescência lendo as revistas Chiclete com Banana e Circo, ambas me introduziram no mundo do quadrinho nacional e geraram muitos derivados, entre elas a revista Geraldão, de Glauco.

De um humor marcante, com piadas certeiras e desenho simples e ágil, que muito me lembrava o do Henfil, Glauco agradava adultos com suas piadas e chegou até a agradar crianças,com o Geraldinho, que publicou na Folha de S.Paulo.

Para as artes, perder Glauco é perder um dos mais originais expoentes do humor da década de 80 no Brasil, é perder um dos "Los 3 Amigos", que marcaram tantos e tantos de nós que vão nos seus 30 e poucos anos.

Perder Glauco para a violência nos dá a sensação de impotência e indignação.

Escrevo estas palavras tentando prestar uma homenagem justa a alguém que foi importante na minha juventude, embora ele não soubesse, alguém que, junto com Laerte e Angeli, me fez rir muito.

Escrevo essas palavras com a sensação de querer chorar, com a sensação de perder alguém que passou pela minha vida em momentos bem mais simples, me deu alegria e momentos que não consigo descrever aqui.

Queria poder dizer mais, queria ter a forma de ajudar a evitar violências como essas, que arrebatam Glauco e seu filho da gente.

Fica minha indignação e meu respeito.

Glauco, você nunca será esquecido.

Obrigado.
"  


Quem quiser ver outras homenagens que estão sendo postadas para o Glauco, acessem o link abaixo:


http://universohq.blogspot.com/

                                                 Nico



                                                                                                        


Valeu, Glauco, pelos Geraldos, pela diversão e pela presença no planeta Terra!


3 comentários:

  1. Juliana, é uma pena que o chá de Santo Daime, que o dono da Igreja Mãe do Céu e criador do Geraldão e Geraldinho pensava trazer mais inteligência, tenha levado este súdito a achar que era Jesus Cristo e cometer esta loucura. Se este doido fosse paciente do Geraldo, teria recebido umas boas doses de uns tranquilizantes e estaria quietinho, dentro de um hospital.
    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Augusto, essa história é complicada mesmo. Dependendo da estrutura psíquica do sujeito, é preciso uma intervenção de outra ordem pra não desestruturar mais...nem passa apenas por "tranquilizantes"...é preciso saber conduzir quando o que aparece é da ordem de um delírio. Aí, realmente acredito que só um profissional experiente consegue lidar com o sujeito em surto. E, às vezes, nem sempre funciona e o sujeito comete um ato insano, como o deste rapaz. Mas concordo com você que o Gêra é bom nisso. Ele sabe conduzir tais casos com muita competência.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, esta foi a vez de ler uma notícia sobre o Glauco e não rir. Não teve a menor graça.
    Um beijo

    ResponderExcluir