segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"José e Pilar"

.
..Sempre gostei de ler, desde muito pequena. Desde quando me foi possível decifrar as letras que compunham palavras que enfeitavam frases que se tornavam uma escrita a ilustrar livros...

O primeiro livro de Saramago que li foi "O Evangelho Segundo Jesus Cristo". Li mais de uma vez, na verdade, com um certo intervalo de alguns anos, tamanho o impacto que teve sobre mim. Um autor que se tornou um de meus prediletos.

Minha cunhada, certa vez, voltando dos Estados Unidos, teve sua mala extraviada, ou melhor, subtraída por alguém ciente de seu conteúdo. Nenhuma mala "desinteressante" tem seu  destino interrompido, a não ser que desperte a cobiça alheia que espreita os aeroportos espalhados pelo mundo. Difícil calcular a indenização, dizia ela ao me contar esse caso ...principalmente porque nela estavam "todos os meus livros do Saramago"... achei surpreendente aquela revelação, que só se torna compreensível por se tratar de alguém verdadeiramente mergulhada no mundo das letras...em sua mala, claro, não poderiam faltar aqueles livros, mesmo que sua ausência do país não fosse tão longa. Quando se ama os livros é preciso tê-los à cabeceira e, muitas vezes, é preciso que sejam do mesmo autor...

A morte de alguém que se admira é sempre sentida. É como se desejássemos que não houvesse nunca a ausência da carne e do osso, mesmo sabendo que o que nos capturou foi a alma, e que essa fica eternizada, presente em sua obra.

Aguardo, com expectativa, a estréia de "José e Pilar"... na tela, a história de amor de Saramago.

Saramago, sempre bem vindo...

2 comentários:

  1. Juliana,
    foi pela qualidade demonstrada em textos como esse que me levaram a escolher você para o sacrifício, ou seja, para escrever a orelha do meu livro. E vou logo avisando, não aceito recusa.
    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Augusto,
    como diz o Gabriel, quando se sente em apuros:
    "Ai, meu Deus!!!!"

    Por esta eu não esperava...muita responsabilidade pra uma aprendiz...uma honra que não sei se posso corresponder.
    Mas como você não aceita recusa, só me resta receber o ofício com a maior alegria do mundo, apesar do peso!
    Vamos gastar horas de conversa pra que eu possa corresponder a pelo menos parte da sua expectativa, ok?
    Aquele abraço e um agradecimento enorme pelo convite.

    ResponderExcluir